top of page
  • Foto do escritorVera Felicidade

O homem entre o real e o ilusório


- por Giovanna Castro -


Objeto de estudo da psicóloga baiana Vera Felicidade, a percepção humana aparece novamente destrinchada em seu mais novo trabalho: A Realidade da Ilusão, a Ilusão da Realidade, que será lançado hoje, a partir das 19h, no espaço L'Aatelier (Rua Itatuba, Iguatemi). Nesta publicação, a autora - considerada o maior expoente da terapia Gestalt na América Latina -, aceita o desafio de tentar explicar o que é real e o que é ilosório.


No âmago da psicoterapia gestaltista, criada pela autora no final dos anos 60, está o conceito de que o ser humano é o que é devido à percepção que tem das coisas que o rodeiam e de suas experiências. Vera Felicidade observa que realidade e ilusão são vivenciadas pelo homem e sempre interessaram a filósofos e cientistas. Ela lembra ainda que pensadores importantes como Descartes, Pascal, Wittgenstein também se depararam com questões como realidade, ilusão, imaginação, sonho, conhecimento e reconhecimento.


"A percepção, seus processos e contextos permitem resolver tais questões. Neste livro fica claro que o estruturante básico do humano é se aceitar, não precisa viver apoiado na aceitação dos outros, nas imagens institucionalmente aceitas e nos sistemas mediadores que as estabelecem como realidade ou como ilusão. O questionamento psicoterápico é a dinamização dos posicionamentos responsáveis por ilusão, pela não-percepção" escreve a psicóloga.


FICHA:

- LIVRO: A Realidade da Ilusão, a Ilusão da Realidade

- AUTOR: Vera Felicidade de Almeida Campos

- EDITORA: Relume-Dumará

- Preço: R$21 (76 páginas)

18 visualizações
bottom of page