• Vera Felicidade

Reportagem do Conselho Regional de Psicologia - Bahia

"60 anos da Psicologia nos Territórios Baianos", Revista do CRP-03, 5ª Edição




Saiu a edição especial da Revista do CRP-03 - Agosto 2022


Essa edição faz parte das comemorações pelos 60 anos da Regulamentação da Psicologia no Brasil.


Fui entrevistada, assim como outros profissionais da Psicologia, e nossas participações estão na reportagem "HISTÓRIA", nas páginas 8 a 21 da revista.


Dentre os vários temas que abordamos:


“Considero muito significativa a ampliação do campo de atuação da psicologia (nas comunidades, hospitais, situações de emergência e acidentes) graças às leis reguladoras da profissão e à existência dos Conselhos de Psicologia, principalmente. As diversas abordagens psicológicas e os constantes posicionamentos dos psicólogos acabaram com muitos preconceitos e permitiram, apesar de inúmeros entraves sociais, políticos e econômicos, que a sociedade brasileira tenha uma atitude mais humanitária, menos preconceituosa ao refletir sobre problemas e mudanças básicas, especialmente com relação à sexualidade, ao trabalho e à participação das mulheres na vida pública. As discussões psicológicas permitiram ampliação de perspectivas, apesar das restrições políticas, sociais e econômicas que foram sofridas em nosso país, principalmente durante a Ditadura Militar. Nos anos 1960, 70 e 80, a Psicologia muito ‘arejou este país’”, considera Vera Felicidade, precursora da Psicoterapia Gestaltista - in Revista CRP-03, 5ª Edição.


Para leitura e/ou download da reportagem inteira, clique aqui:


https://www.researchgate.net/publication/362850615_Participacao_na_Revista_do_CRP-03_5_Edicao_-_Agosto_de_2022_-_60_anos_da_Psicologia_nos_Territorios_Baianos_-_Reportagem_HISTORIA_paginas_8_a_21



Revista do CRP-03, 5ª Edição - Agosto de 2022 "60 anos da Psicologia nos Territórios Baianos"


36 visualizações